segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Gardunha Fest. 2018: Nota Final


A IV edição deste Festival de curtas metragens que tem o paranormal como principal mote, decorreu de 12 a 14 de outubro e teve na qualidade dos filmes exibidos o seu maior destaque. Esta foi a IV edição de um evento que acontece de dois em anos na cidade do Fundão.

Os filmes vencedores foram:
Categoria Nacional
"The Great Attractor"
De Rita Figueiredo

Categoria Internacional"9 pasos"
De Marisa Crespo and Moisés Romera (Espanha)

Menções Honrosas:"L'Aria del Moscerino - Death of a Fruit Fly" de Lukas von Berg (Alemanha)
e
"The Machinator" de Pablo Latorre (Argentina)

Prémio Público"Audiotales - By Hand of The Monster"
De António Rodrigues (escritor, autor e realizador) e Bruno Bizarro (autor)

Filmes muito diferentes, até no género cinematográfico, representativos da elevada qualidade e originalidade presenteada que cativou o público e os elementos de júri.

A concurso estavam 11 filmes nacionais e 16 filmes internacionais, seleccionados entre mais de 1000 filmes recebidos a concurso, de todos os continentes.

O programa ainda contemplou a actuação musical de José Bonifácio, que se distingue ao acordeão e pela voz, numa base jazzistica e folk, com rasgos na música tradicional portuguesa, e que será uma referência musical portuguesa a breve prazo.

O Gardunha Fest. 2018 iniciou com a longa metragem ‘A Floresta das Almas Perdidas’, que contou com a presença do realizador José Pedro Lopes (Produtora Anexo 82). Um filme que é um drama de terror, tendo conquistado o mundo no nicho do terror "art house", permitindo-se o diálogo e perguntas por parte do público ao realizador, que recolheu imensos incentivos e críticas positivas, numa sessão que encheu o auditório da sala d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, na cidade do Fundão.

No domingo houve um passeio guiado e de fotografia na bela e enigmática Aldeia Histórica de Castelo Novo, junto à mística e misteriosa serra da Gardunha, sob a coordenação técnica do fotógrafo profissional Luís Agostinho.

Agradecimentos e apoios:
» Município do Fundão
» Hotel Resort **** O Alambique de Ouro
» Fab Lab Aldeias do Xisto
» José Pedro Lopes (Anexo 82)
» Equipa Técnica d'A Moagem
» Rádio Cova da Beira
» Luís Agostinho (Fotografia)
» José Bonifácio (músico)
» Marta Leitão (Designer)
Júri:
» Alcina Cerdeira
» António Pereira
» Afonso Fontão
» Nuno Francisco
» Fernando Alvim

Sem comentários:

Enviar um comentário